terça-feira, 13 de janeiro de 2015

10 PASSOS PARA VOLTAR AO CABELO NATURAL CRESPO & CACHEADO DE FORMA SAUDÁVEL


Olá meus amores! Tudo bem?
Muitas meninas que me acompanham no meu canal do YOUTUBE e na minha FANPAGE  ainda não são naturais, mas tem muita vontade de voltar aos cachos. Elas não sabem por onde começar e muitas vem me pedindo dicas. Então esse post é pra você que também quer ter o seu cabelo natural de volta. Aqui abaixo tenho passos com dicas super importantes com minha própria experiência.



1. PARE DE USAR QUALQUER TIPO DE QUÍMICA

Químicas, principalmente os alisantes e relaxantes, mudam a estrutura dos fios permanentemente além de danificar muito o cabelo. O cabelo fica sim com uma aparência de cabelo bonito e bem cuidado, mas só por um tempo. Com o tempo o cabelo vai caindo e quebrando, muitas das vezes fica ralo e não cresce mais de um certo ponto. Então, não tem como voltar ao cabelo natural sem parar com as químicas (alisantes, relaxamentos, escova progressiva, henê e etc).


2. PARE DE USAR CHAPINHA, BABYLISS OU SECADOR

A temperatura alta desses aparelhos danificam o cabelo, mudando a estrutura dos fios, ressecando e até mesmo prevenindo ele de crescer. Então se você quer que seu cabelo cresça forte e saudável não use nenhum deles. Uma dica que eu dou também é ir parando aos poucos até ficar sem usar completamente.



3. TRANSIÇÃO CAPILAR

A partir de que você para de usar química ou chapinha no cabelo, você vai está entrando na fase de transição. Transição é simplesmente quando você deixa o seu cabelo natural crescer por um período para voltar ao natural e essa é a parte mais difícil de todo o processo por ter que lidar com 2 texturas de cabelo, as pontas lisas e a raiz crespa. O tempo de transição fica ao seu critério. Eu passei pela transição por somente por 2 meses, mas você pode passar até por 1 ano ou mais.


 4. PRODUTOS DURANTE A TRANSIÇÃO
  
Durante a transição o cabelo fica mais frágil, então é recomendado que se use produtos que prometem reparar, restaurar ou reconstruir os fios. Esses produtos são a base de queratina líquida, vitamina A, vitamina E e proteína que ajudam a fortificar os fios prevenindo a quebra ou a queda capilar. Faça reconstrução a cada 15 dias.



5. CUIDADOS DURANTE A TRANSIÇÃO

 Lave o cabelo normalmente com shampoo, sempre hidrate depois de lavar e finalize. Essa rotina pode ser feita de 1 á 3 vezes por semana, mas lembre-se de fazer reconstrução capilar a cada 15 dias para manter o cabelo forte. Na hora de pentear/desembaraçar é sempre bom dividir o cabelo em seções para facilitar o processo. A mesma coisa serve na hora de aplicar a mascara ou qualquer produto. 



6. PENTEADOS & PREPARAÇÃO PARA O BC

Para se acostumar com a ideia de que seu cabelo um dia vai ficar crespo/cacheado finalize o seu cabelo com técnicas de texturização capilar, onde você faz tranças, twists, coquinhos e etc para fazer cachos no cabelo sem precisar de usar babyliss ou chapinha. Eu tenho vídeos de todas essas técnicas de texturizações no meu canal de YOUTUBE. Eu usava muito a texturização de coquinho.
Uma das maneira de me preparar pra cortar o cabelo também foi colocando o cabelo todo pra trás e tirando fotos para ir me acostumando com a ideia de ter um cabelo curto.


7. BIG CHOP/ GRANDE CORTE

O grande corte ou o chamado big chop (BC) é quando se corta toda a parte alisada/relaxada com química e deixa o cabelo todo natural. Essa também é a parte que você termina a fase de transição capilar e como falei, o tempo de transição fica a seu critério. Mas fica em mente que quando menos tempo de transição, menor o seu cabelo vai estar na hora de cortar e vice versa. Eu cortei o meu cabelo depois de 2 meses de transição e meu cabelo ficou bem curto, estilo "joãozinho".



8.  PRODUTOS DEPOIS DO BC

Depois do corte o seu cabelo natural provavelmente vai está bem ressecado e sem vida. Use produtos mais pesados e consistentes a base de óleos vegetai e manteigas. Óleos vegetais e receitinhas caseiras também são ótimos pra recuperar o cabelo. 
Eu usava muito os produtos da garnier (óleo reparação)  que são a base de óleos e manteigas vegetais. Quantos aos óleos naturais eu sempre usava azeite de oliva e óleo de coco extra virgem. E as receitinhas caseiras que eu fazia eram sempre a base de ovo, maionese, yorgut natural, leite de coco, banana, abacate e etc. Todas essas receitinhas eu tenho em vídeos no meu canal de YOUTUBE.


9. CRONOGRAMA CAPILAR & ROTINA CAPILAR

Muito gente opta por fazer o cronograma capilar. O cronograma consiste em 3 etapas. 

1. A etapa da hidratação, que é a reposição de água do cabelo. Aqui é usado produtos mais leves a base de água e de vitaminas A, E e B5.

2. Etapa de nutrição, que é a reposição de óleo no cabelo. Aqui é usado produtos a base de óleos e manteigas vegetais. Exemplo: azeite de oliva, óleo de coco, óleo de abacate, manteiga de karité.

3. Etapa de reconstrução, onde se repara e fortifica os fios, eliminando queda, quebra, frizz e etc. Aqui é usado produtos a base de keratina liquida, proteína e etc que prometem reparar, restaurar ou reconstruir os fios.

O cronograma é feito 3 vezes na semana e cada dia é feito uma etapa. Mas eu optei por fazer uma rotina capilar, feita 1 ou 2 vezes por semana. Lavava, fazia um tratamento caseiro e finalizava com óleo e gel. Para refrescar o cabelo eu usava um borrifador com água e glicerina vegetal.



10. CUIDADO, PACIÊNCIA & TIPO DE CABELO

Para recuperar os fios é preciso ter muito cuidado, paciência e disciplina. A rapidez dos resultados variam de cabelo pra cabelo, então não desista. O meu cabelo demorou 8 meses para recuperar e começar a definir e para conseguir cachos definidos o cabelo precisa esta bem cuidado. Assim então se consegue descobrir a textura do cabelo. O meu cabelo é 4a/4b.



Espero muito que vocês tenham gostado das dicas. Não se esqueçam de me acompanhar na FANPAGE, no YOUTUBE & no BLOG para mais dicas!

Um super beijo da Jôh! :*




SHARE:

44 comentários

  1. Obrigada Joyce por partilhar suas experiências connosco. Eu já estou a 2 meses com o cabelo natural estou amando! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Você arrasa mesmo Joyce. Já estou com o cabelo natural há 1 ano e 4 meses, e agora é só alegria! Tendo paciência e cuidados fica tudo muito fácil!
    Beijos
    www.biadamasceno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi lindaaa. Há tempos estava procurando alguém com o cabelo parecido com o meu e agora te achei 😍. Desde já, estarei ligada em suas dicas, obrigada por existir. Graaande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Cr passei o dia todo vendo seu canal no youtube, amei tds os videos, estou com 3 meses de raiz crescida, mais meu esposo n quer deixar eu fazer o Grande Corte, mas to me inspirando em voce... sua linda '-'

    ResponderExcluir
  5. Sou super fã do seu canal e gosto muito das dicas que você muito legal sua história e que bom que vc compartilha tudinho com agente.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada linda!
    Qual é o endereco do seu canal ?

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas dicas, quero voltar a minha carapinha dura, mas não queria cortar o cabelo e você me ensinou como voltar a carapinha sem cortar o cabelo😘

    ResponderExcluir
  8. Boa noite flor, o meu cabelo era super cacheado e lindo sendo que no Tempo frio acordando super cedo acabei alisando....Me arrependi 80% maia agora vou deixá-lo crescer o natural para voltar meus cachos que tanto amo ainda mais que moro no Rio e faz bastante calor me....Rsrs....Bjs

    ResponderExcluir
  9. Boa noite flor, o meu cabelo era super cacheado e lindo sendo que no Tempo frio acordando super cedo acabei alisando....Me arrependi 80% maia agora vou deixá-lo crescer o natural para voltar meus cachos que tanto amo ainda mais que moro no Rio e faz bastante calor me....Rsrs....Bjs

    ResponderExcluir
  10. Cortei no mesmo dia que li este post. Fui corajosa!!!

    ResponderExcluir
  11. Joyce eu uso curly no meu cabelo já a 8 meses e deixa ele mesmo natural e com cachos,mas para definir os cachos faço tratamento de 3 em 3 meses e os quimicos deixam o meu couro cabelo irritado.
    Quero parar de usar os produtos e gostaria da sua ajuda.
    Por favor me ajuda!

    ResponderExcluir
  12. Joyce, adorei seu Diário, tenho acompanhado seu videos...
    e tem me motivado muito, nesse período de transição.
    não vejo a hora de fazer meu BC

    ResponderExcluir
  13. Oi,linda! Então, comecei a pensar em deixar meu cabelo natural. Ainda não sei qual o tipo de cabelo que tenho,só seu que o fio e bem fino e ainda estou apegada ao secador e chapinha. Ta difícil se adaptar a uma nova rotina mas estou decidida a parar de serescrava das químicas ( já não aplico nada à 8 messes). Vou acompanhar você e me inspirar. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu estou decidida a cortar meu cabelo já tenho mais de 3cm de crescimento natural e optei por cortar (BC) já que para mim a fase de transição não considero aceitável não tenho muita paciência, então obrigada Jôh por suas dicas e voltarei com acompanhamentos e pegando mais dicas. beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá joh peço que me digas que produtos posso usar durante a fase de transição? Tenho usado óleos vegetais mas n faço ideia de que cremes usar uma vez que tenho duas texturas na cabeça! Um help? ;)

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas estou a 1mês sem química na raiz pois minhas pontas estão super frágil estou doida pra cortar logo mas vou deixar mas alguns meses adorei ter encontrado essas dicas pois eu estava perdida no que fazer valeu Joh vc é minha salvação agora bjs😚😘

    ResponderExcluir
  17. Vou deixar o meu super natural também :)

    ResponderExcluir
  18. Nossas ! Sem contar que você ficou muito mais lindaaaa com os cachooos ta perfeitaaaaa.

    ResponderExcluir
  19. Nossas ! Sem contar que você ficou muito mais lindaaaa com os cachooos ta perfeitaaaaa.

    ResponderExcluir
  20. Nossa amei as suas dicas!Amei seu novo cabelo,muito mais bonito!Quero muito voltar aos cachos também obrigada por compartilhar ;)

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Estou com estoque novo de produtos para fortalecimento e crescimento dos cabelos.

    Aproveite as promoções de Óleo de Coco, Amla e Mostarda, Amla em Pó, Henna, Shikakai e Aussie 3 Minute Miracle.

    Trabalho com produtos para cabelos e bonecos Disney, Star Wars e Avengers.

    Acesse a relação completa de produtos no mercado livre pelo link: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_211321874

    ou para mais informações por e-mail: thaiseamilcarleme@gmail.com.

    Obrigada

    Thais

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pela dicas importante eu têm uma loja e vendê os produtos para cabelo natural gostei aprender mais contigo Luanda Angola

    ResponderExcluir
  23. obrigado pelas dicas, eu agora estou na fase de transiçao pós o meu cabelo esta com muitas pontas lizas y espero obeter bons resultados quando comesar com o tratamento.

    ResponderExcluir
  24. Adorei suas dicas quero o meu cabelo natural e não sabia por onde começar
    .

    ResponderExcluir
  25. oii meu cabelo natural é cacheado mais eu fiz definitiva umas 2 vezes e progressiva tambem umas 2 vezes, faz 1 ano que nao fasso mais nada nele apenas pinto, mais ele ta uma parte ondulada e o resto liso, isso me incomoda bastante por que ele fica muito feio solto entao sempre que saio é amarrado e isso me deixa triste, queria umas dicas de quais produtos comprar pra ajudar ele a voltar ao normal. meu email é joyce.jeffi@hotmail.com se poder me ajudar. obrigada desde ja. beijao joyce

    ResponderExcluir
  26. Eu não consigo ficar sem chapinha. Me sinto menos atraente :c

    ResponderExcluir
  27. Eu não consigo ficar sem chapinha. Me sinto menos atraente :c

    ResponderExcluir
  28. Muito obrigada pelas dicas valiosas;

    Estou passando pelo momento mais dificíl da decisão, mas estou muito feliz, nao vejo a hora de corata! porém bem ansiosa,cansei de quimica.Não precisamos dela para sermos aceitas;
    Grande beijos!!!

    ResponderExcluir
  29. Cansei de química!
    A muitos anos faço alisamentos no meu cabelo é não quero mais.Sei que vai ser difícil mais vou conseguir se Deus permitir!Foi ótimo as dicas,principalmente para mim que estou começando agora!

    ResponderExcluir
  30. oi joyce, estou desesperada com o meu cabelo a dois anos que nao utilizo produtos químicos em meu cabelo, mais ele continua a desenvolver liso. estou com duas texturas no cabelo a parte da frente esta lisa mas a de tras é ruim. ja fiz o BC mas nothing. o que faço?

    ResponderExcluir
  31. Oie não li nenhum comentário anterior mais vou ler dps vi suas dicas e gostei muito sabe já passei pro todo acima mais infelismente hj eu usei química se arrependimento matasse eu não tava aqui ... Quero iniciar uma transição novamente mas de forma acelerada e tenho trauma da tesoura em ajuda a voltar os meus cachinhos naturais sem usa corte químico meu cabelo tbm tem o crescimento muito lento . Pfv ajudar um pobre adolescentes com a dor da perda de seus cachos tenho certeza que seus conselhos vai ser muito útil e ótimo.

    ResponderExcluir
  32. Adorei a dica comecei hj será que vou consegui larga a chapinha muitos anos usando mas vamos lar

    ResponderExcluir

© Meu Diário Crespo . All rights reserved.
Blogger Template Designed by pipdig