domingo, 16 de novembro de 2014

♛ Minha História Capilar Até Aqui...Infância, Química, Transição & Cabelo Natural!!! ♛



2 ANOS DE CABELO NATURAL CRESPO


MINHA INFÂNCIA

Quando pequena meu cabelo era natural, mas eu já não lembrava mais como ele realmente era. Mas lembro que era minha avó que cuidava do meu cabelo na maior parte do tempo, porque minha mãe trabalhava muito e não tinha tempo. Minha avó deixava o meu cabelo sempre trançado com tranças rasteiras (nagô/embutida). Lembro também que ela sempre lavava o meu cabelo com barra de sabão de coco natural e para trançar ela usava azeite de oliva de cozinha.


Minha mãe, porem, quando cuidava do meu cabelo lavava normalmente com shampoo e condicionador e penteava com creme. Lembro que de penteados ela sempre amarrava meu cabelo todo pra cima e fazia franjinha de dedoliss (cachinhos com os dedos) ou fazia maria chiquinha. 


Aos 6 anos, pranchei meu cabelo pela primeira vez, para um desfile de escola, com o pente quente (um pente de ferro que se esquentava no fogão e depois passava no cabelo para estica-lo/pranchalo). Lembro que meu cabelo batia no meio das costas e era bem cheio, volumoso e saudável.

Aos 7 anos de idade, minha mãe me levou em uma amiga pra mim fazer a minha primeira trança sintética/box braids. Eu ameiii o "cabelão" e desde então não parei de usar tranças. Sempre pedia pra minha mãe pagar pra colocarem em mim e fazia manutenção de 3 em 3 mêses.



QUÍMICA

Depois de muito tempo usando tranças sintéticas, minha mãe não tinha mais condições de pagar, porque foi ficando muito caro e ela tinha que pagar pra mim e pra minha irmã mais nova. Ela decidiu cuidar do nosso cabelo, mas sem saber cuidar do cabelo crespo e sem tempo pra cuidar direito, ela optou por relaxar para "facilitar" nos cuidados. Então foi ao 10 anos que relaxei o meu cabelo pela primeira vez com um relaxamento chamado permanente afro de potão amarelo. Meu cabelo ficou tão cacheadinho que amei o resultado e não parava de ir no banheiro pra molhar o cabelo pra balança-lo.


Aos 12 anos fui morar com meu pai em Juiz de Fora, Minas Gerais e morei com ele por 2 anos. Durante esse tempo fiquei sem relaxar o cabelo, porque meu pai não sabia relaxar e por não saber cuidar do meu cabelo também, meu cabelo começou a quebrar e cair muito. Com o tempo meu cabelo foi recuperando e ficando bem cheio, volumoso e forte novamente e isso somente lavando ele com shampoo e condicionador regularmente e para finalizar usava creme de pentear e sempre amarrava ele pra cima.

Aos 14 anos voltei a morar com minha mãe, mas dessa vez ao invez de relaxar, eu comecei alisar com guanidina. Meu cabelo teve corte químico e ficou super curto. Desesperada minha mãe pediu uma amiga, que dizia entender do assunto, a cuidar do meu cabelo. A moça disse que quanto mais eu alisasse meu cabelo, mais ele ia crescer. Foi então que ela começou a alisar meu cabelo de 15 em 15 dias...que perigo!


Cansada de tanto sofrimento, do cheiro forte, da dor na cabeça, do couro cabeludo ferido e das longas horas sentada, falei pra minha mãe que não queria mais passar aquilo. Meu cabelo continuava curto, ralo e mais danificado ainda. Ele chegava até minha orelha e a esse ponto ele tinha parado de crescer.

Com quase 15 anos, minha mãe optou então por colocar emplante de cabelo cacheado (mega hair) em mim. Coloquei um cabelo super cacheado de nózinho italiano (mecha por mecha) e ameiii. Fiquei com ele por 6 mêses sem tirar, até que vim pra Dinamarca.

Quando tirei o mega hair o meu cabelo tinha crescido bastante! Da orelha, o meu cabelo cresceu um pouco abaixo do ombro. Eu tinha trago alisante do Brasil, então eu usei depois de tirar o cabelo e passei chapinha.




Com um tempo o meu alisante acabou, fiquei bastante tempo a procura de alisantes, enquanto não achava eu só usava o cabelo preso e fazia chapinha somente na franja. 


Finalmente tinha achado um relaxante chamado "olive oil" e comecei a passar em mim mesma.  Por um bom tempo o meu cabelo, mesmo relaxado, continuava saudável e forte. Eu tinha pouca queda e quebra e meu cabelo não passava do ombro. 






De vez em quando eu ainda pagava para colocarem tranças sintéticas ou mega hair em mim.





Aos 16 anos ganhei uma chapinha de presente e fiquei muito feliz. Usava quase todos os dias e meu cabelo começou a danificar novamente. Ficou muito ralo e com muitas pontas duplas. Então conheci a mascara capilar de reconstrução da tressemé, que foi um achado, quando eu estava preocupando um tratamento capilar. Usava ela todo fim de semana, mas continuei com o alisaste e com a chapinha. 





Por sinal, meu cabelo começou a melhorar e pensando que ele já estava saudável novamente, decidi mudar o visual e fazer mechas loiras. Foi a pior coisa que eu fiz. Descolorante e alisaste não combina, e não sabendo disso, eu mesma fiz sozinha em casa. Mais uma vez deu corte químico e meu cabelo ficou acabado.





Comecei a pesquisar na internet para achar um tratamento que alisasse o meu cabelo de vez e que eu não precisasse passar chapinha mais. Achei a zene, que dizia ser uma escova progressiva natural e decidi comprar. 


Passei com a esperança de que meu cabelo ia melhorar, mas me enganei. Depois do tratamento o meu cabelo começou a cair muito, mas muito mesmo e o que já estava danificado ficou pior. Eu então pintei o meu cabelo novamente e comecei a usar extensão de rabo de cabelo de cabelo tanto sintético quanto humano.






As extensões me ajudavam bastante, mas eu sabia que não era o meu cabelo e sabia o estado do meu cabelo. Minha autoestima baixou muito, eu já não me sentia mais bonita com o meu próprio cabelo e já cansada de tudo decidi parar com a chapinha. 


Com a esperança de que meu cabelo ia melhorar voltei a colocar mega hair (implante de cabelo).



Fiquei com o cabelo durante 1 mês e durante esse período comecei a pesquisar na internet como eu podia fazer pro meu cabelo ficar mais saudável, forte e crescer mesmo usando alisaste.
Nas minhas pesquisas, encontrei o canal ulovemegz  de uma menina americana chamada Meggie. Ela tinha o cabelo alisado, porem logo e saudável, por isso ela me inspirou a cuidar do meu cabelo com química. Eu disse pra mim mesma: "se ela pode ter o cabelo alisado e ainda saudável e longo, por que eu não?



Depois de 1 mês com o implante de cabelo, meu plano era tirar, cuidar do meu cabelo pra ele ficar forte e depois de um tempo alisar. Mas quando eu tirei meu cabelo estava caindo tanto, que pensei que ele estava sentindo falta de química. Então eu alisei, sem esperar, sem nem mesmo fazer nenhum tipo de tratamento capilar. 
Mas uma vez me dei mal. Meu cabelo caia tanto que saia pedaço de cabelo na minha mão. Desesperada lavei o meu com leite pra ver se cortava o efeito da química, nada resolveu. Fiz reconstrução e meu cabelo continuava caindo e ficava cada vez mais ralo. Pensei que ia ficar careca. Foi nesse momento que percebi que meu cabelo não tinha mais volta.




DECISÃO

Me toquei e percebi que a química estava prejudicando a mim e meu cabelo. Já estava cansada de gastar dinheiro todo mês com química, de lhe dar com um cabelo danificado, de passar horas tentando recuperar o que já não tinha mais concerto. Eu já não sabia mais o que fazer com o meu cabelo, minha autoestima estava muito baixa, eu estava me sentindo feia e nunca ficava satisfeita com meu próprio cabelo. 

Pronta para uma mudança e disposta a começar tudo do zero, comecei a pesquisar novamente na internet. Foi então que encontrei várias meninas que estavam passando pelo mesmo problema que eu e que largavam a química para voltar ao seus cabelos naturais. 
Algumas faziam o big chop (grande corte) e muitas outras passavam pela transição (deixar o cabelo natural crescer sem passar química e sem cortar as pontas lisas).

Mas quem me chamou muito a atenção e que realmente me inspirou a voltar o meu cabelo natural, foi  uma menina chamada Chime Edwards que tinha e ainda tem um canal que na época se chamava HairCrush (hoje em dia se chama só Chime Edwards). 

Resumindo a história dela, ela tinha o cabelo alisado e super longo, passou pela transição capilar por 2 anos e voltou ao cabelo natural. O que realmente me inspirou foi o fato de que ela tinha o cabelo crespo/afro/black, porem super longo...em apenas 4 anos ela tinha conseguido crescer o cabelo dela quase até na cintura, além de ser super forte e saudável. Depois de conhecer o canal dela, eu fiquei 100% decidida.

Cabelo seco sem nenhum produto.

Cabelo texturizado. 


Depois de vários days afters (dias seguintes depois de finalizar) + fator encolhimento.

ps. A Chime ainda tem um canal e faz vídeos, porem cortou o cabelo, mas ainda continua longo! :) O cabelo dela é tipo 4.

MUDANÇA



Primeiramente parei com tudo! Parei de passar qualquer tipo de química no meu cabelo e de passar chapinha. Depois comecei a pesquisar e comprar produtos de cabelo. Passei a cuidar mais dele, fazer penteados diferentes e até mesmo aprendi a fazer tranças sintéticas (box braids) em mim mesma.



Em agosto de 2012 preparada pra uma mudança radical, queria muito fazer um corte (side cut) no meu cabelo antes de ter que passar pela transição ou fazer o bc (grande corte). Meu namorado então, fez o corte pra mim. No começo foi um choque, porque cortei praticamente careca, mas depois fui me acostumando e gostei muito. Fiquei com o cabelo assim pr 1 mês.



Em setempo de 2012, já cansada do corte, queria fazer um outro corte. Decidi então cortar do outro lado... na mesma hora não gostei do corte "punk" então pedi pro meu namorado cortar atras também. O corte ficou com o estilo do corte da Rihanna. Eu tinha amadoooo. Minha autoestima então começou a melhorar...o que uma mudança não faz, não é?
Eu fazia texturizações de twists na frente e de vez em quando pranchava também.




BIG CHOP




Em outubro de 2012 percebi que meu cabelo já estava crescendo atras e dos lados e na frente a raíz estava alta e natural e com as pontas esticadas. Eu amava aquele corte, mas já não estava mais bonito como antes e eu também não queria cortar mais.
Foi então que em 14 de outubro de 2012, 10 dias depois do meu aniversário e depois de 2 meses sem usar nenhum tipo de química, eu fiz o meu grande corte!!!


Eu não chocada com o corte, porque quando eu estava em "transição", eu tirava foto com o cabelo pra trás pra ir me acostumando com o cabelo curto. 


Mas fiquei emocionada de realmente ter feito o corte. Me senti livre, leve e gostei tanto do corte que não saia da frente do espelho. Logo depois do corte fiz hidratação no meu cabelo, fiz uma make bem básica e me arrumei. Estava me sentindo tão confortável e tão bem.


Foi o meu namorado que cortou o meu cabelo pra mim, e foi ele também que me apoiou em todas as decisões que tomei e me ajudou a tomar coragem pra cortar o meu cabelo. 
Já minha família não quis dar opiniões, só me disseram que eu ficava bonita de qualquer jeito. Amigos próximos me chamaram de louca, corajosa e que nuca tinham coragem de fazer o que eu fiz, disseram que tinham "amor próprio". Nas redes sociais me chamaram de horrível, cabelo duro...falaram que eu estava parecendo homem e perguntavam...porque você fez isso? Volta a alisar!

Sinceramente nada disso me afetou, eu já tinha tomado minha decisão e não ia voltar atrás. Levantei a cabeça e continuei firme e forte e com foco no meu objetivo, que era ter o cabelo natural, forte, saudável e claro que com um bom crescimento.


PRIMEIRO ANO NATURAL



Comecei o primeiro ano montando uma rotina capilar...fazia tratamento capilar de 1 a 2 vezes por semana, dormia com touca de cetim, fazia co-wash (lavar somente com condicionador) quase todos os dias e para refrescar o meu cabelo todas as manhãs usava água com glicerina e azeite de oliva.
No começo o meu cabelo estava super ressecado, mas com essa rotina, comecei a ver resultados aos poucos. 

Chime Edwards continuava sendo minha inspiração, aprendi muito com ela, mas eu ainda pesquisava e preocupava por mais inspirações...foi então que encontrei o canal da Jo Michelle e o canal da Tasha que na época se chamava LadyT e agora se chama PashTash. Elas também serviram de grande inspiração pra mim e ainda são minha inspiração até hoje.

Jo Michelle ainda tem o canal dela, mas infelizmente não faz mais vídeo. Ela fez o bc com somente 3 meses de transição e cortou bem curto. O cabelo dela cresceu muito depois e estava super forte e saudável. O cabelo dela é tipo 4.

Tasha do canal LadyT (PashTash). Ainda faz vídeos. Ela fez o bc com somente 7 meses de bc. Hoje ela já esta 4 anos natural e o cabelo dela está enorme e super forte e saudável! O cabelo dela também é tipo 4.

Primeiro mês natural: foi traquilo, eu estava amando conhecer o meu cabelo natural e saia nas ruas, em festas e etc sem nenhum problema. Mas o que me incomodava era o fato dele ser curto e deu não poder fazer penteado diferentes. E como eu amo mudar de visual, decidi colocar tranças sintéticas (box braids). Fiquei com as tranças por 1 mês.



2 meses natural: eu tirei as tranças e me apaixonei pelo meu cabelo! Além de ver resultado de crescimento, eu já podia fazer 1 penteado que fiquei viciada. Cabelo partido de lado.

 Logo depois de tirar as tranças.



3 meses natural: eu vi mais resultados de crescimento, o meu cabelo já estava super saudável e forte por causa dos tratamentos caseiros. Meu cabelo também estava mais cheio, foi aí que descubri que podia fazer o penteado afro puff. Desde então fiquei viciada no penteado e não parava de usar mais. 



4 meses natural: eu usei e abusei de acessórios como lacinhos, bandana, flores, lenços e etc. Eu ainda estava viciada no penteado afro puff, usava todos os dias! O meu puff estava ficando maior!




5 meses natural: eu coloquei tranças novamente. Eu mesma fiz e fiquei com as tranças por 1 mês.



6 meses natural: ao tirar as tranças eu me surpreendi com o crescimento mais uma vez! Nesse mês usei muito o meu cabelo armado estilo black power além de poder já fazer outros penteados diferentes e brincar com turbante. Nesse mês também fiz a minha primeira texturização de twists.






7 meses natural: coloquei tranças rasteiras com extensão e foi nesse mês que comecei a fazer vídeos no youtube. O meu primeiro vídeo foi ensinado como se cuida do cabelo natural depois de tirar qualquer trança.






8 meses natural: foi nesse mês que meu cabelo começou a definir cachos e eu fiz o método OG (finalização com óleo e gel) pela primeira fez e meus cachinhos tipo 4 ficaram perfeitos.





9 meses natural: foi nesse mês que eu aprendi a colocar marley twists no meu cabelo. Eu me inspirei em fotos e vídeos de meninas americanas e coloquei o cabelo pela primeira vez em mim mesma...eu simplismente amei!!!





10 meses natural: eu tirei as tranças, pois já estava com saudades do meu black. Foi nesse mês que cortei as pontas do meu cabelo pela primeira vez. Meu cabelo estava super saudável.



11 meses natural: nesse mês o descobri que eu já podia amarrar o meu cabelo todo! Estava super feliz pelo crescimento e pelo volume!



12 meses natural - 1 ANO DE CABELO NATURAL: foi um mes de muita alegria. Eu estava super feliz de ter me mantido firme e forte e de ter consiguido chegar até aqui. Nehuma vez olhei pra tras ou me arrendi de ter tomado essa decisão. Pra mim o meu cabelo já estava enorme e eu já estava super ansiosa para o segundo ano natural.




SEGUNDO ANO NATURAL


Em 2013, aos 2 ando natural continuei com meus tratamentos caseiros e com a mesma rotina capilar de sempre. 

13 meses natural (1 ano e 1 mês): tive um pouco de problema com queda e quebra capilar, mas logo resolvi com os meu tratamentos caseiros.



14 meses natural (1 ano e 2 meses): coloquei tranças sintéticas e fiz vídeos de tutoriais ensinando no meu canal. Fiquei com as tranças por 1 mês.



15 meses natural (1 ano e 3 meses): tirei as tranças e meu cabelo estava maior ainda. Nesse mês eu experimentei fazer texturização com coquinhos e amei os resultados! Não parei de usar mais!



16 meses natural (1 ano e 4 meses): nesse mês eu voltei a fazer a texturização de twists! Os twists saiam mais definidos e eu estava amando os resultados...gostei mais do que os de coquinhos e não parei de usar mais. Fiz também bastante moicano nesse mês.







17 meses natural (1 ano e 5 meses) : coloquei o marley twists novamente. Senti que meu cabelo estava precisando de um descanso. fiquei com o cabelo por 1 mês.





18 meses natural (1 ano e 6 meses): Fiz um desafio de crescimento capilar com shampoo de cebola e tônico de alho caseiro que eu mesma fiz. Fiz o desafio por 1 mês. Eu tive ótimos resultados! Nesse mês eu usei bastante a texturização de tranças.






19 meses natural (1 ano e 7 meses) : cortei as pontas do meu cabelo novamente e comecei um novo desafio de crescimento capilar, mas dessa vez com shampoo de guaraná. Gostei bastante dos resultados, mas não tanto quanto o shampoo de cebola.




20 meses natural (1 ano e 8 meses) : aqui eu coloquei o marley twists novamente, mas dessa vez fui um pouco mais ousada e coloque de cor vermelha que eu tanto queria. Ficou super estiloso e eu ameiii! Fiquei com o cabelo por 1 mês.






21 meses natural (1 ano e 9 meses): depois que tirei as tranças mudei minha rotina capilar e mu cabelo estava amando! Super forte, brilhos, macio, definido, saudável...tudo de bom!





22 meses natural (1 ano e 10 meses): continuei com a nova rotina e continue vendo ótimos resultados. Minhas texturizações com twists estavam saindo perfeitas e eu estava amando! Deixava o meu cabelo super definido e com muito mais daysafters. Eu usava sempre.








23 meses (1 ano e 11 meses): Nesse mes, um pouco cansada dos twists, continuei com a rotina, mas ao invez de usar o meu cabelo super definido, usei ele super volumoso, armado e com frizz...I love it!


24 meses natural - 2 ANOS DE CABELO NATURAL!!! Ainda com a mesma rotina capilar, esse mês eu variei mais o meus penteados, mas o meu preferido que eu voltei a usar bastante, foi o meu querido afro puff, mas dessa vez com franja. Além do afro puff usei muito turbante e bandana. 





Para ver mais ou menos o tamanho do meu cabelo real, sem usar chapinha ou escova, fiz o método banding para esticar o meu cabelo e ele estava enormeeee! To super feliz com o crescimento do meu cabelo, mas principalmente dele esta crescendo super saudável e forte!




Nesses 2 anos aprendi a amar e cuidar do meu cabelo natural. Sei do que ele gosta e do que ele não gosta. Amo a versatilidade deu poder usar ele volumoso, frisado, definido, armado, comportado, com tranças, com twists, além dos vários e inúmeros penteados!

Pra mim cabelo natural não é e nunca foi moda. Eu me aceitei, me redescobri, sou livre e feliz de ser o meu verdadeiro eu. Ser natural é muito mais do que ter o cabelo crespo ou cacheado. É se abraçar, é ter personalidade, é ser diferente, é ser você mesma.

Hoje em dia minha autoestima aumentou completamente. Amo o meu cabelo, me sinto linda, fico satisfeita com o meu cabelo de qualquer jeito. 
Descobri que eu me amando do jeitinho que eu sou, todos vão me aceitar. Se eu não me achar linda, quem mais vai? Se eu não estou satisfeita comigo mesma e não me amar, quem mais vai?
Meu cabelo é crespo/afro e eu amo!

Minha motivação de hoje em dia continua sendo a Chime Edwards (ela cortou o cabelo, mas ainda continua longo), a Tasha do canal LadyT ( ela esta 4 anos natural e o cabelo dela está enorme) e ainda a Jo Michelle ( ela infelizmente não faz mais vídeos, mas eu ainda me inspiro nos vídeo dela). As três tem os cabelos tipo 4 maravilhosos.

Eu já obtive o cabelo forte e saudável que eu tanto queria. Mas agora o meu objetivo é primeiramente manter ele saudável e conseguir ter o cabelo longo que eu tanto sonhava e ainda sonho! Quero um cabelo bem cheio e volumoso e até o ombro mesmo encolhido. Como eu tenho muito encolhimento, isso deve demorar, mas eu não tenho pressa, porque sei e tenho a certeza que ainda chego lá. E quando eu chegar no meu objetivo, vou continuar deixando o meu cabelo crescer!

Não desista! Seu cabelo é lindo, você é linda! Tenha força pra lutar, tenha foco no objetivo e tenha fé que vai dar tudo certo. Se eu consigui, você também consegue!


MOTIVAÇÃO
CABELO NATURAL CRESPO/AFRO TIPO 4 TAMBÉM É LINDO!




SHARE:

50 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo cabelo lindo que vc tem,parabens por sua força de vontade e seus cuidados e por nao dedistir.Eu ja passei muita quimica no meu cabelo entre elas a Guanidina,no momento faço Beleza Natural nos meus cabelos mais tenho muita vontade de fazer transiçao , enfim busco inspiraçoes e vc me motivou muito.Parabéns espero um dia conseguir ter devolta os meus cabelos naturais bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada sua linda! :* Força! Eu sei que você consegue! ;) Beijooos!

      Excluir
    2. meu,eu to passada com tua história meu cê se superou
      eu to passando tambem pela transição meu é tipo 3 e ja estou 6 messes sem usar quimica e vou cortando mesmo asim me sinto totalmente triste
      hj mesmo minha irma ta conversando com minha prima sobre um penteado ai minha prima disse so presta pra cabelo escorrido eu entrei cjorando me tranquei no quarto e cortei todo o cabelo da boneca dela kk tenho 13 anos e sou mt sentimental meu mas eles me apoiam sabe mas msm asim fico do msm jeito que vc se sentiu com baixa estima sabe e mt triste cortei mes retrasado e mes que vem corto de novo te amo e amei tua história e saiba que vc tambem e uma grande inspiração sabe pelo menos para mim valeu

      Excluir
  3. Linda a sua história!É uma inspiração para varias meninas que estão se descobrindo e assumindo a beleza crespa!Estou há quase tres anos sem quimica e quando decidi que não queria mais alisantes em meu cabelo,redescobri a vida e conquistei minha liberdade!Adorei o seu estilo!bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei saber sobre a sua história. Estou em transição faz um ano, mas nao fiz meu bc completo, ainda tem uma parte com química,mas to levando numa boa a transição. Tenho mais cuidado agora do que quando alisava. Estou amando meus cachos, tem dias que eles estão rebeldes, mas a gente da um jeito rsrs. Nao vejo a hora de te-lo grande de novo.

    ResponderExcluir
  5. Joyce você é uma inspiração para todas nós! Beijo

    ResponderExcluir
  6. Uau! a sua história e o jeito como vc a conta me emocionaram. Sinto-me renovada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Amei sua história! A procura de inspiração para minha transição que está apenas no comecinho 1 mês só =)

    ResponderExcluir
  8. Uaau você é minha inspiração,obrigada mesmo.Eu queria muito voltar ao meu natural,só que tinha vergonha de assumir o crespoe então assisti o seu vídeo e me deu força de vontade,então eu decidi (hoje) a larga a química ,eu sei que vai ser difícil mas quero conseguir..Continue com seu cabelo lindo e maravilhosos porque você Diva .....Bejus XOXO

    ResponderExcluir
  9. Joyce, você me inspirou muito e estou realmente decidida a revelar a minha verdadeira identidade usando o meu crespo natural! Eu gostaria de começar usando box braids para crescimento e descanso das minhas madeixas. Porém, fiz celagem há dois meses atrás, ou seja, a raiz do meu cabelo ainda está com química! há algum problema em fazer as box braids mesmo assim? Beijos sua Linda

    ResponderExcluir
  10. Parabens pela coragem e persistencia..
    Primeira vez q vejo uma transicao tao completa e detalhada...parabens mas uma vez,continue sempre com essa determinacao..ja assinei seu cana do ytb

    ResponderExcluir
  11. Lindo depoimento. Estou na fase de transição fiz um corte mas ainda não cortei toda a química.
    Adorei a sua história, super bem relatada e muito inspiradora.

    ResponderExcluir
  12. Vc é Minha Inspiração <3 estou a dois meses na luta

    ResponderExcluir
  13. Vc é Minha Inspiração <3 estou a dois meses na luta

    ResponderExcluir
  14. Adorei,agora estou certa de fazer o Bc,cabelo cresce é só dar tempo ao tempo

    ResponderExcluir
  15. Adorei,agora estou certa de fazer o Bc,cabelo cresce é só dar tempo ao tempo

    ResponderExcluir
  16. Lindo o seu cabelo parabéns pela coragem de fazer mudanças e em fim deixa-lo natural você é linda com ele natural😘💪👏

    ResponderExcluir
  17. Uau que linda história,e grande também,um grande incentivo para mim e para muita gente.Parabéns,tem que ter muita coragem.

    ResponderExcluir
  18. Uau que linda história,e grande também,um grande incentivo para mim e para muita gente.Parabéns,tem que ter muita coragem.

    ResponderExcluir
  19. Nossa sua história é um up pra mim. Estou a 7 meses na transição. As vezes chego a duvidar se terei cachinhos mesmo, mas quando assistir seu vídeo sobre cabelo tipo 4 consegui entender o que eu estou realmente buscado - Cabelo saudável) - e que os cachinhos é uma consequência e não o objetivo. Gostaria de ter suas receitinhas. vou fazer meu BC no fim deste mês.

    ResponderExcluir
  20. Amei sua história, me inspirou muito pois estou em transição a 2 meses e pretendo colocar tranças. Parabéns pelas suas atitudes!

    ResponderExcluir
  21. Linnnnnnnda seu blog era tudo que eu precisava, estava sofrendo muito com o corte quimico me sentindo feia e me inspirando em tudo que você passou criei coragem para passar pela transição e ate msmo utilizar os box braids e tratar melhor do meu cabelo. obrigado salvou minha vida sz

    ResponderExcluir
  22. Nossa, amei sua história! Achei o máximo que você tem vários registros! Seu cabelo é lindo!!! Tenho vontade de usar tranças e agora eu vi que não estraga o cabelo, parece que até ajuda no processo de crescimento! Parabéns pela sua trajetória! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  23. Primeiro,meus parabéns pela garra de fazer a transição! Irei iniciar a minha em 2016, ainda não tinha iniciado porque não encontrava nenhuma blogueira com a textura do meu cabelo, ate ver suas fotos. Meu cabelo, assim como suas fotos iniciais,não enrola, não tem.muito formato e é extremamente ressecado. Já que aliso meu cabelo há mais de 10 anos, estou passando por uma crise existencial,rsrs. Tem algum contato, e-mail, que eu possa entrar em contato com você para tirar algumas dúvidas?? Beijo

    ResponderExcluir
  24. Meu Deus do céu!!! Tu virou a minha inspiração!
    Meu nome é Leticia e eu só tenho 12 aninhos... meu cabelo já foi alisado, e passou por vários tipos de química... me identifiquei muito com a tua história!
    Estava pensando em colocar Box Braids, mas não sei se vai ficar bom para o meu tipo de rosto, tenho que pensar muito antes de tomar essa decisão..
    Queria te fazer um pedido... tem como tu postar vídeos no Youtube, ensinando a fazer esses teus tratamentos caseiros??
    Beijos... #AdoroVocê!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Joy voce é um sucesso! Me identifiquei muito contigo, amei a trajetória de vida dos seus belos. Estava linda mesmo quando eles estavam super curtos, pelo fato de voce ser voce mesma. É assim que me sinto, feliz. Quando me olho no espelho e digo pra mim mesma: essa sou eu. Fiquei escrava do alogamento por 18 anos, ninguem merece né? Mas graças a DEUS estou me mantendo firme em meu objetivo. Continue assim, linda por dentro e por fora. Ja me inscrevi no seu canal, não posso perder nenhum video seu kkkkkk.

    ResponderExcluir
  26. A sua história serviu muito pra mim também estou em transição i e muito difícil tambem uso mega her pra no ajudar beijos ficou linda

    ResponderExcluir
  27. oi, sou homem, mas resolvi ler sua história muito emocionante, é triste saber que muitas mulheres (principalmente) sofrem com a não aceitação de si próprias e passam por todo o ciclo dolorido que vc passou.

    Por ser homem, alisava o cabelo mas era curto e quando estava estragado era só cortar e acabou, queria um topete (topetão) que vi nos caras da tv, modelos e tal, mas estou a mais de 6 meses por insistência de minha namorada com meu cabelo natural, cacheadinho (acho que o meu cabelo é tipo 4A), mas só deixei a parte de cima, na intenção de fazer um topete maior ainda kkk.

    Somente em dezembro do ano passado resolvi deixá-lo crescer, estou a um mês nisso ai e quero ver esse negócio crescer e mudar as minhas concepções de que não vou conseguir arrumar um emprego, de que vou ficar com o cabeção... enfim, ler essas histórias acaba motivando muito até mesmo homens, gostaria de ter coragem de expor o meu processo na net, mas fico meio envergonhado. (Ainda me importa o pensamento dos outros... tô começando nisso tudo)

    Mas parabénzão pela determinação, está lindona !

    ResponderExcluir
  28. Você tem sido minha inspiração desde que decidi assumir meus cachos! Nunca dei química, mas pranchava quase todos os dias.. No início eu achava muito estranho, quebradiço, mas tinha você aqui, pra me incentivar..
    Obrigada por ser você mesma *-* Tem sido minha inspiração e me ajudou a encontrar minha verdadeira identidade, lol
    Parabéns<3

    ResponderExcluir
  29. Obrigada por postar sua história. Vc agora é minha inspiração e toda vez que vejo suas fotos tenho esperança de que tb vou conseguir me libertar da escravidão das químicas e ser livre.

    ResponderExcluir
  30. Amei o se look, e eu também já passei por várias transições já usei o liso o afro permanente enfim, meu cabelo já teve, muitas quedas e recuperações, eu adoro cabelo afro e agora que voltei ao curto me inspirando em ti vou tentar chegar ao tamanho que acho lindo quando já da para fazer o totó e ficar um girassol acho muito muito lindo
    obrigada por encorajar a mim e várias pessoa que ficam na dúvida de criar o seu cabelo natural
    Parabéns amei o seu cabelo

    ResponderExcluir
  31. Você está maravilhosa! Que bom que tão novinha aprendeu a cuidar do seu cabelo e assumir sua identidade! Show!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá, Sou Gabriela. E Não sei se tenho medo de bulling ou algo assim. Meu cabelo é tipo 3c, já coloquei box braids, mais com 3 meses depois de tirar, cancelei o processo de transição capilar, e alisei de volta. Mas, já quero voltar a transição, porque me sinto muito incomodada com alisamentos e tudo mais.
    E voç~e me ajudou muito nisto, hoje.
    Obrigada <3

    ResponderExcluir
  33. Vc virou minha musa inspiradora, amiga, vou seguir seus conselhos e dicas, e vc está linda,obrigado pelas dicas, bjs

    ResponderExcluir
  34. Olá,

    Graças a esse diário maravilhoso tive coragem de começar minha transição. Estou há 7 meses, tá bem difícil mas não tô focada!

    Gostaria de aproveitar e compartilhar minha experiência com produtos indianos. Gostei tanto que comecei a vender.

    Estou com estoque novo de produtos para fortalecimento e crescimento dos cabelos.

    Aproveite as promoções de Óleo de Coco, Amla e Mostarda, Amla em Pó, Henna, Shikakai e Aussie 3 Minute Miracle.

    Trabalho com produtos para cabelos e bonecos Disney, Star Wars e Avengers.

    Acesse a relação completa de produtos no mercado livre pelo link: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_211321874

    ou para mais informações por e-mail: thaiseamilcarleme@gmail.com.

    Obrigada

    Thais

    ResponderExcluir
  35. Meu nome e Zita, sou de Mocambique, fiz o big chop a 3 semanas.
    Ja Gostei muito dos videos e dicas.
    uma duvida:
    O tonico de alho preparado dura quanto tempo?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Ola Joyce,
    o meu nome e Constancia, falo apartir de Angona, gostei muito da tua hestria sobre o cabelo natural,amei mesmo, olha este e o meu 3 mes desde cortei o meu cabelo, esta muito curto mesmo, e as vezes sinto vergonha sair sem trancas, mas agora com a tua hestoria tenho mas forca para seguir adiante, por favor podes mencionar os produtos naturas em que usaste para os tratamentos. o meu email e, pacaconstancia@gmail.com bjssss e obrigada Constancia

    ResponderExcluir
  37. lindo suas história joyce , estou a quase um ano sem. quimica usando trança e ja pensava sim em usa lo natural , mas os metodos nao compriendia ai da , muito obg , shampoo de cebola , e o oleo com. alho , vou fazer sim , sim q completar um ano , pois meu cabelo tem um pessimo crescimento , obg!

    ResponderExcluir
  38. lindo suas história joyce , estou a quase um ano sem. quimica usando trança e ja pensava sim em usa lo natural , mas os metodos nao compriendia ai da , muito obg , shampoo de cebola , e o oleo com. alho , vou fazer sim , sim q completar um ano , pois meu cabelo tem um pessimo crescimento , obg!

    ResponderExcluir
  39. Seu texto me prendeu, li até o final , sem nem ver o tempo passar. Seu cabelo está lindo!

    ResponderExcluir
  40. Nossa realmente vc me inspirou de mais fui no beleza natural tem 2 dias eles alisaram o meus projetos de cachos,meu cabelo tá caindo,e acabou com o corte que estava estou sem chão

    ResponderExcluir
  41. Menina vc realmente me inspira... Amei sua historia e lembrei da minha.
    Não me lembro muito bem do meu cabelo enquanto criança,só sei q era bem crespo e comecei a relaxar bem cedo. Desde o inicio dos relaxamentos no cabelo sempre tive muito quebra d cabelo. Hj tenho 23anos e estou decidida a deixa-lo natural pra me redescobrir já q gastei tudo o q tinha e o que não tinha pra q o meu cabelo ficasse saudável e nada deu certo.
    Nesse momento eu estou usando fibra e já estou louca pra tirar,mas ainda nn tenho raiz suficiente pra um BC 😞... Tenho q esperar mais!

    Obrigada por compartilhar sua história,vc me encorajou muuuito. Obrigada linda bjs😘

    ResponderExcluir
  42. Parabéns linda,amei todas as fotos,estou em transição,mas sou mto bochechuda e acho que se cortar meu cabelo ficarei ainda mas triste,ta sendo difícil pra mim psicologicamente falando,sou mto branquela e desde criança faço progressiva,as pessoas olham e dizem nossa vc e branca do cabelo ruim (maldito preconceito )...ruim e a língua de quem fala rsrs...somos lindas cada qual com sua beleza deus nos fez assim então temos que assumir os cachos
    .bjs! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  43. Parabéns linda,amei todas as fotos,estou em transição,mas sou mto bochechuda e acho que se cortar meu cabelo ficarei ainda mas triste,ta sendo difícil pra mim psicologicamente falando,sou mto branquela e desde criança faço progressiva,as pessoas olham e dizem nossa vc e branca do cabelo ruim (maldito preconceito )...ruim e a língua de quem fala rsrs...somos lindas cada qual com sua beleza deus nos fez assim então temos que assumir os cachos
    .bjs! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  44. amei super motivadora, é o que precisamos ser o que é de nossa natureza primeiramente, sem se escravizar por conta de pressão social ou modismo. já estou a 4 meses mas confesso esta sendo difícil.

    ResponderExcluir

© Meu Diário Crespo . All rights reserved.
Blogger Template Designed by pipdig